SIMPÓSIOS TEMATICOS

1) Maria Emília Vasconcelos (UNICAP) e Leandro Souza (Doutorando UFF): História da África e da Diáspora africana.
O referido simpósio tem como objetivo principal, fomentar o debate acerca de estudos e pesquisas sobre o continente africano e suas conexões globais. Neste sentido, serão aceitos trabalhos que versem sobre a temática na área de história e disciplinas afins. De acordo com a lei federal 10.639\03 com a obrigatoriedade do ensino de história e cultura africana no Brasil, faz-se a necessidade de ampliar os debates, compreendendo melhor nossa história e sociedade. Nesse simpósio tem-se a oportunidade de apresentar trabalhos sobre o continente africano, o tráfico, a escravidão no Brasil e pós-abolição. Um espaço para analisar as influências sócio-culturais dos africanos em todo o mundo.
  
 2) Flávio Cabral (UNICAP), Luís Manoel (UNICAP/UFRPE) e Tiago César (UNICAP): História, cidades e instituições nas Américas.
O simpósio tem por objetivo reunir pesquisadores que em suas temáticas destaquem e/ou articulem história, cidades e instituições em diferentes espaços e temporalidades. Serão bem vindos temas que envolvam as diferentes trajetórias da história humana principalmente nos espaços americanos, seus comportamentos, sociabilidades, teias de comunicações, movimentos contestatórios e políticos. Objetiva também sublinhar o desenvolvimento dos núcleos urbanos, seus processos de constituição e de desenvolvimento, disputas na construção de poderes e suas relações com o mundo do trabalho. No arco de interesses e preocupações desta proposta estão contempladas: as histórias das instituições, do crime, da polícia, da saúde, bem como as políticas públicas, práticas e projetos de sustentabilidade ambiental.

 3) Ricardo Pacheco (UFRPE) e Maria Lana Monteiro (UPE): Ensino de História, Patrimônio e Memória.
O Seminário Temático Ensino de História, Patrimônio e Memória está aberto a comunicações que articulem a reflexão teórica e analítica de experiências educativas e seus saberes, que tomem algum objeto da cultura material ou imaterial como estratégia para promover a percepção da dimensão temporal e/ou de algum evento histórico. Nesse sentido solicitamos que cada comunicação: a) descreva sinteticamente a ação educativa (formal, informal ou não formal) apresentando seus objetivos, conteúdos e estratégias; b) evidencie os conceitos que a fundamentam; c) reflita criticamente os resultados obtidos junto a seu público alvo.

 4) Claudia Lima (Mestre em Ciências da Religião UNICAP) e Paulo Julião (CE-UFPE): Religiões e Religiosidades no Brasil (1888-2016).
Esse simpósio temático tem como objetivos expor, debater, analisar e contribuir com os estudos das religiões e religiosidades no Brasil no período pós-abolição no Brasil (1888-2016). A religião, que teve sua morte anunciada no Século XIX, muito por conta do avanço das ciências, se tornou algo mais presente e influente na vida dos brasileiros das diversas regiões, classes sociais, raças, etnias e gêneros nos últimos cem anos. A pluralidade religiosa, o trânsito religioso, a expansão religiosa, o nascimento de algumas religiões, a consolidação de tantas outras e as transformações porque passam as diversas correntes religiosas no (do) país merecem ser analisadas diante das riquezas de detalhes que apresentam em sua pluralidade e, ao mesmo tempo, dentro das suas singularidades. A ideia é contar com trabalhos que venham enriquecer esse debate dentro das diversas correntes das ciências humanas tais como: história, filosofia, ciências sociais, ciências da religião, teologia, pedagogia, antropologia, letras, geografia e demais áreas de pesquisa que, de alguma forma, se enquadre na proposta aqui apresentada. Espera-se que, com as discussões a serem realizadas no simpósio, contribuir para os estudos em torno dessa temática tão presente na vida de brasileiros e de estrangeiros que de alguma forma são influenciados com (pelas) diversas manifestações religiosas presentes no território nacional.  

 5) Pablo Porfírio (CAP-UFPE) e Márcio Ananias (CAP-UFPE): História, Política e Estado de Exceção no Brasil e na América Latina.
Este simpósio tem por objetivo agregar estudiosos das várias áreas do conhecimento que investigam os governos militares e suas ditaduras no Brasil e na América Latina na segunda metade do século XX. Entendemos que ainda é preciso aprofundar o debate sobre a ação dos vários setores da sociedade nesse período, seja em apoiar, seja para combater o funcionamento de um regime de exceção. Nesse sentido, não apenas no Brasil, em vários países Latino-americanos, as ditaduras inauguradas nas décadas de 1960 e 1970 restringiram liberdades e garantias individuais em nome do combate ao comunismo e de um governo pautado no progresso moral e econômico da nação. Dentre outros, tais discursos uniram os vários setores conservadores da sociedade. É exatamente sobre a complexidade que envolve esse período que deseja problematizar esse simpósio.

 6) Rosely Tavares (Mestre UFPE) e Augusto Neves (doutorando UFF): História Cultural: um diálogo entre campos
Este simpósio temático tem como objetivo discutir as problemáticas epistemológicas no que se refere a corrente da História Cultural. Sabe-se que esse campo de abordagens emergiu tendo como uma das suas principais características a interdisciplinaridade. Nesse sentido, congregam-se em torno dele um vasto e diverso território de objetos de pesquisas históricas produzidas em diferentes contextos culturais através de enfoques com diálogo com as áreas da Antropologia, da Sociologia, da Educação, da Geografia, da Filosofia, da Psicanálise, da Linguagem, entre outras. O intuito de aproximar trabalhos dessas diferentes áreas em torno do campo da História Cultural constitui-se numa importante oportunidade de ampliar as discussões sobre questões de natureza teórica e metodológica, preocupação que se faz acompanhar pela incorporação de "novos" e diferentes conceitos e pela renovação temática de seus próprios campos de trabalho. A importância desse debate pauta-se na complexidade com que esse termo se apresenta no tempo presente. E como a História tem como uma de suas premissas ser reescrita, buscamos com esse simpósio a tentativa de pensar os contornos da definição do campo da "História Cultural". Para tanto, buscamos congregar neste simpósio trabalhos que versem sobre os temas das festas, das expressões culturais populares, da etnicidade, da educação, das fabricações das memórias e dos esquecimentos, do patrimônio cultural, das produções em torno da cultura afro descendente, da religiosidade popular, e tantos outros enfoques que buscam privilegiar a tentativa de capturar a vida, os sentimentos, as sensibilidades, as sociabilidades, as lógicas que pautaram a conduta e a percepção dos homens e das mulheres no tempo.

 7) Zuleica Dantas (UNICAP) e Newton Cabral (UNICAP): Cidadãos e Fiéis em atuação no Brasil Republicano: Espaço Público, Religiões e Cidadania.
Este Simpósio Temático tem como objetivo reunir comunicações que contenham interpretações diversificadas acerca da categoria espaço público, buscando nela visualizar atuações, tanto de indivíduos quanto de movimentos sociais, políticos e culturais, em cuja participação cidadã também haja alicerces na pertença a instituições religiosas ou na inspiração em espiritualidades presentes e/ou disseminadas no Brasil.

 8) Juliana Andrade (UFRPE), Humberto Miranda (UFRPE) Vera Braga (SEDUC): Ensino de História e Direitos Humanos.
O simpósio temático visa garantir espaços de reflexões acerca do Ensino de História, das experiências socioculturais vivenciadas pelas crianças, adolescentes e jovens na escola, nas ruas, na comunidade, nos esportes, no lazer, entre outros espaços sociais. Objetiva-se proporcionar a interação entre os vários campos de saberes que dialogam com a infância, adolescência e juventude em Pernambuco e em outros estados brasileiros. As dimensões das políticas públicas, sociais, e as garantias de direitos serão abordadas nesse estudo, bem como, as várias praticas sociais, educativas e culturais que permeiam as diversas trajetórias desses personagens. O Simpósio faz parte das ações do Laboratório de História das Infâncias do Nordeste/NEPHECs/UFRPE.

Um comentário:

  1. Gostaria que os certificados viessem com seguintes termos: o Artigo ...... foi publicado nos anais de História 2016 n°... ISBN e foi apresentado oralmente no simpósio...
    Por que alguns concursos públicos estão solicitando a publicação de artigos.

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